Cirurgia plástica inclui os procedimentos cirúrgicos e não-cirúrgicos para remodelar as estruturas normais do corpo, a fim de melhorar a aparência e autoestima. Indivíduos saudáveis ​​com uma visão positiva e expectativas realistas são candidatos apropriados para procedimentos cosméticos.

A cirurgia plástica é uma escolha pessoal e deve ser feito por si mesmo, não para satisfazer os desejos de outra pessoa ou para tentar encaixar uma imagem ideal.

MAMAS

A ginecomastia é uma condição comum, podendo ser resultado de alterações hormonais, hereditariedade, doença ou utilização de certas medicações, fazendo com que alguns homens passem a evitar determinadas atividades físicas e intimidade simplesmente para esconder sua condição.

Tratamento
A ginecomastia pode ocorrer uni ou bilateralmente e é caracterizada por:

  • Excesso de gordura localizada.
  • Excesso de desenvolvimento do tecido glandular.
  • Uma combinação de ambos: excesso de tecido adiposo e glandular.

O tratamento da ginecomastia é a remoção cirúrgica do tecido glandular e do excesso de pele nas mamas masculinas.

Para melhores resultados pode envolver lipoaspiração da região torácica, devolvendo ao paciente as características do peitoral masculino, devolvendo a autoestima.

Também conhecida como mamoplastia de aumento, a cirurgia de prótese de mama utiliza implantes de silicone para aumentar o volume dos seios ou restaurar o volume mamário perdido após perda de peso ou gravidez.

Melhore a aparência com a cirurgia de prótese de mama
A insatisfação com o tamanho, ou a projeção da mama são as queixas principais das pacientes que procuram este tipo de cirurgia. Se este é o seu caso, a cirurgia de aumento de mama é uma opção a ser considerada.

A cirurgia irá aumentar o tamanho e projeção de seus seios, melhorar o equilíbrio de seu corpo, melhorar a sua autoestima e autoconfiança.

Os implantes de silicone também são indicados em casos de reconstrução de mamas após mastectomia total ou parcial.

O tamanho das mamas é influenciado por diversos fatores: características familiares, alterações hormonais, quantidade de filhos, obesidade, etc. Mamas excessivamente grandes podem causar problemas emocionais e de saúde.

Melhore a sua aparência com a cirurgia de redução de mama
O peso e o volume do tecido mamário em excesso podem prejudicar a capacidade de levar uma vida ativa, podendo causar desconforto e dor durante a realização de exercícios físicos.

Outro ponto importante é o desconforto emocional. A presença de seios grandes e caídos, é um problema para muitas mulheres, influenciando em seus relacionamentos sociais e profissionais.

A mamoplastia redutora ou cirurgia de redução das mamas remove o excesso de gordura, tecido glandular e pele, tornando as mamas proporcionais ao seu corpo. Além de reduzir o tamanho, a cirurgia também irá aumentar a projeção de seus seios, além de reduzir o tamanho e reposicionar os mamilos.

As mama, como todas as outras partes do nosso corpo mudam com o passar do tempo, perdendo sua forma jovem e firmeza. Estas alterações e a perda da elasticidade da pele das mamas podem ocorrer devido a: gravidez, oscilações de peso, envelhecimento, ação da gravidade e hereditariedade.

Melhore a aparência com o lifting de mama
Também conhecida como cirurgia de lifting de mama, a mastopexia reposiciona a aréola e os tecidos mamários, removendo o excesso de pele e dando um novo contorno a mama. Muitas vezes, a aréola, que torna-se alargada ao longo do tempo, poderá ser reduzida.

Nos casos em que a flacidez dos tecidos mamários estão associados a perda ou insatisfação com o volume da mama, esta cirurgia pode ser realizada em associação com a inclusão de próteses de silicone na mamas.

O procedimento tem um caráter rejuvenescedor, já que o perfil conseguido no pós-operatório é o de uma mama mais jovem e firme.

O tempo de recuperação de uma mastopexia varia em relação ao tipo de técnica necessária para se atingir o resultado desejado, mas em geral as pacientes podem retornar às atividades diárias 15 dias após a cirurgia.

As reconstruções mamárias são realizadas utilizando-se diversos tipos de técnicas de cirurgia plástica na tentativa de restaurar a aparência das mamas, considerando-se a forma, e o tamanho.

Indicações
O principal motivo que leva a necessidade de reconstrução mamária são as retiradas parciais ou totais das mamas devido ao câncer, mas também podem necessárias devido a traumatismos, queimaduras, etc.

A reconstrução das mamas pode ser realizada com utilização de próteses de mama, expansores de tecido ou tecido da própria paciente retirado de outros locais como por exemplo do abdome.

O tipo de reconstrução empregada será uma decisão em conjunto da equipe médica e da paciente.

Geralmente há necessidade de duas ou mais cirurgias para se atingir o resultado final.

A mama axilar ou acessória é caracterizada pela presença de tecido glandular mamário ectópico, ou seja, fora das mamas. Tecnicamente as mama acessórias podem estar presente em um linha que vai da axila à região inguinal, mas mais frequentemente acometem a região axilar.

Tratamento
Geralmente se observa apenas um abaulamento na região e se tornam aparente após a puberdade. Sofrem ação hormonal e podem aumentar e diminuir de tamanho durante o ciclo menstrual ou gestações.

Podem ocorrer uni ou bilateralmente e têm como origem um pequena falha embriológica.

O tratamento é cirúrgico, através de incisão na região acometida e remoção do tecido glandular. Em algumas situações pode-se associar lipoaspiração ao procedimento, para se obter melhores resultados.

Também conhecida como politelia ou terceiro mamilo é a presença de um ou mais mamilos além dos dois habituais.

Tratamento
Pode ocorrer tanto em homens como mulheres e pode estar associado a anomalias congênitas do trato gênito urinário.

O mamilo ectópico pode ou não estar acompanhado de tecido glandular mamário. São diagnosticados no nascimento e podem sofrer ação hormonal, aumentando e diminuindo de tamanho durante o ciclo menstrual ou gestações. Podem ocorrer uni ou bilateralmente e têm como origem um pequena falha embriológica.

O tratamento é cirúrgico, através de excisão do mamilo e tecido glandular se este estiver presente. O resultado é bastante satisfatório para o paciente.

CONTORNO CORPORAL

Procedimento em que se remove o excesso de gordura e de pele e, na maioria dos casos, restaura os músculos enfraquecidos ou separados, criando um perfil abdominal mais suave e tonificado.

O que é
Ter um abdômen liso e tonificado é algo que muitos de nós se esforça para ter através de exercício físico e controle de peso. No entanto, às vezes, exercício físico e controle de peso não são suficientes para que alcancemos nossos objetivos. Mesmo pessoas com peso corporal e proporção normais podem desenvolver um abdômen protruído, frouxo e flácido. As causas mais comuns destas situações incluem:

• Gravidez,
• Envelhecimento,
• Oscilações significativas no peso,
• Hereditariedade,
• Cirurgia prévia.

A abdominoplastia é um procedimento altamente individualizado e você deve fazê-lo para si mesmo, não para satisfazer os desejos de outra pessoa ou para se adaptar a qualquer tipo de imagem ideal.

A lipoaspiração serve para remodelar áreas do corpo e remover excesso de depósitos de gordura, melhorando o contorno corporal.

O que é
A lipoaspiração pode ser usada para tratar acúmulos de gordura em várias partes do corpo, incluindo coxas, braços, pescoço, cintura, costas, parte medial do joelho, bochechas, queixo, pernas e tornozelos.

Com a evolução da lipoaspiração, o procedimento tornou-se mais seguro e com melhores resultados, desde que realizado por profissionais treinados e respeitando-se as limitações de cada paciente.

A combinação de técnicas de lipoaspiração e lipoescultura, com uso de tecnologias e enxertos de gordura, trazem ainda melhores resultados no contorno corporal.

Em alguns meses, o inchaço da cirurgia desaparece e o novo contorno corporal se torna visível. Deve-se adotar um estilo de vida saudável, pois o ganho de peso pode comprometer os resultados.

A lipoescultura é o procedimento no qual é realizado preenchimento de regiões do corpo ou da face com gordura própria do paciente.

O que é
A gordura pode ser retirada de diversas regiões do corpo, na forma de lipoaspiração, e depois de preparada pode ser aplicada na face, nos glúteos e na correção de depressões em praticamente qualquer região do corpo.

A grande vantagem da lipoescultura é que não se utiliza qualquer material sintético para o preenchimento, não havendo portanto risco de rejeição.

As novas técnicas de lipoescultura mostram resultados promissores, podendo muitas vezes substituir a colocação de próteses, como as de glúteos, associando ainda a retirada do excesso de gordura de outros locais.

As cicatrizes deixadas pela lipoescultura são mínimas, apenas pequenos orifícios de entrada das cânulas de lipoaspiração. A recuperação é rápida, pois não existem grandes incisões. Em procedimentos pequenos o paciente pode retornar às suas atividades no dia seguinte ou até no mesmo dia.

Lifting de braço, também conhecido como braquioplastia, reduz o excesso de pele e de gordura entre a axila e o cotovelo, remodela o braço deixando a pele mais lisa e com contornos suaves, resultando em aparência tonificada.

Resultado
• Reduz o excesso de pele e de gordura entre a axila e o cotovelo,

• Remodela o braço resultando em pele mais lisa com contornos suaves,

• Resulta em aparência mais tonificada.

Observação: Para que se obtenha melhora na sua imagem, a cicatriz será na parte interna do braço.

O tempo de recuperação de uma mastopexia varia em relação ao tipo de técnica necessária para se atingir o resultado desejado, mas em geral as pacientes podem retornar às atividades diárias 15 dias após a cirurgia.

O lifting de coxa remodela as coxas, reduzindo o excesso de pele e, em alguns casos, a gordura, resultando em uma pele mais lisa e contornos mais proporcionais das coxas e dos membros inferiores.

Beleza para a vida
Se o exercício físico e a perda de peso não foram suficientes para que você alcançasse seus objetivos de ter um corpo mais firme, mais jovem e mais proporcional à sua imagem corporal, o lifting de coxa pode ser uma boa opção para você.

Esta cirurgia remodela as coxas, reduzindo o excesso de pele e, em alguns casos, a gordura, resultando em uma pele mais lisa e contornos mais proporcionais das coxas e dos membros inferiores.

O contorno corporal após grande perda de peso melhora a forma e o tônus do tecido subjacente, que sustenta gordura e pele, e remove o excesso de gordura e de flacidez.

Beleza para a vida
Melhore a aparência com a cirurgia de contorno corporal.

Após a cirurgia de redução de peso, ou qualquer perda substancial de peso, a pele e os tecidos, muitas vezes, não têm elasticidade e podem não estar em conformidade com o tamanho reduzido do corpo. Como resultado, a pele, que foi severamente estendida, agora não tem sustentação:

• Os braços ficam flácidos,
• As mamas podem achatar e ficar com mamilos apontados para baixo,
• O abdômen pode se estender nas laterais e na zona inferior das costas, o que resulta em uma saliência semelhante a um avental,
• As nádegas, a virilha e as coxas podem apresentar flacidez, ocasionando bolsas suspensas de pele.

A intervenção cirúrgica de contorno corporal, após grande perda de peso, melhora a forma e o tônus do tecido subjacente, que sustenta gordura e pele, e remove o excesso de gordura e flacidez da pele. O resultado é uma aparência mais normal do corpo, com contornos suaves. Esta é, em essência, a fase final do processo de perda de peso.

FACE

Também conhecida como blefaroplastia, a cirurgia de pálpebra melhora a aparência das pálpebras superiores, das pálpebras inferiores, ou de ambas. A cirurgia proporciona aparência rejuvenescida na área ao redor dos olhos, fazendo com que o olhar pareça mais descansado e alerta.

Condições Tratáveis
• A cirurgia da pálpebra superior remove o excesso de depósito de gordura que aparece como inchaço nas pálpebras superiores,

• Pele frouxa ou flacidez que cria dobras ou incomoda o contorno natural da pálpebra superior, às vezes, prejudicando a visão, e pode ser tratada com cirurgia de pálpebra superior,

• A blefaroplastia da pálpebra inferior remove o excesso de pele e rugas finas na pálpebra inferior,

• Bolsas sob os olhos podem ser corrigidas por blefaroplastia,

• A cirurgia de pálpebra inferior pode corrigir queda das pálpebras inferiores.

Se você estiver incomodado com sinais de envelhecimento em seu rosto, a cirurgia da face pode ser ideal para você.

O que é
Tecnicamente conhecida como ritidoplastia, a cirurgia da face é um procedimento cirúrgico para melhorar sinais visíveis de envelhecimento no rosto e no pescoço tais como:

• Flacidez no terço médio da face,
• Vincos profundos abaixo das pálpebras inferiores,
• Vincos profundos ao longo do nariz que se estende ao canto da boca,
• Gordura que tenha baixado ou tenha sido deslocada,
• Perda de tônus muscular na face inferior, podendo causar papada,
• Pele frouxa e excesso de depósitos de gordura sob o queixo e a mandíbula.

Procedimentos de rejuvenescimento tipicamente executados juntamente com o lifting de face são o lifting de testa, para corrigir a flacidez ou testa franzida, e cirurgia de pálpebras, para rejuvenescer os olhos.

Consiste na elevação/ reposicionamento dos supercílios, podendo ser realizada por diversas técnicas, que diferem nas vias de acesso (local, através das pálpebras, couro cabeludo, com auxílio de vídeo-endoscopia) e objetivos.

A cirurgia é indicada para mim?
Após a devida avaliação por Cirurgião Plástico qualificado, as melhores opções serão discutidas com o paciente, e podem ir de tratamentos não-cirúrgicos (toxina botulínica, por exemplo), até a cirurgia propriamente dita.

Nos casos de tratamento cirúrgico, há ainda diversas possibilidades de planejamento, cada uma com suas características, que deverão ser bem esclarecidas.

Melhorando a sua aparência com a cirurgia da orelha

Otoplastia trata especificamente
• Orelhas muito grandes – uma condição rara chamada macrotia,• Orelhas salientes que ocorrem em um ou ambos os lados em diferentes graus – não associados à perda auditiva,

• Insatisfação do adulto com a cirurgia prévia da orelha.

Beleza para a vida
Se orelhas salientes ou desfiguradas incomodam você ou seu filho, pode-se considerar a cirurgia plástica. Cirurgia da orelha – também conhecida como otoplastia pode melhorar a forma, a posição ou as proporções das orelhas.

A cirurgia corrige um defeito na estrutura das orelhas presente desde o nascimento, que se torna aparente com o desenvolvimento, ou trata orelhas deformadas causadas por lesão. A otoplastia cria uma forma natural, dando equilíbrio e proporção às orelhas e à face. Correção de deformidades menores pode beneficiar a aparência e a autoestima.

Rinoplastia ou cirurgia do nariz melhora a aparência e a proporção do nariz, realçando a harmonia facial e melhorando a autoestima. A cirurgia do nariz também pode corrigir dificuldade respiratória causada por anormalidades estruturais no nariz.

O que se pode obter com a rinoplastia?
A rinoplastia pode mudar:

• O tamanho do nariz, em relação a demais estruturas faciais,
• A largura do dorso nasal,
• O perfil do nariz,
• A ponta do nariz, que pode ser grande, caída ou muito arrebitada,
• Narinas grandes, largas ou arrebitadas,
• Assimetria nasal e desvio.

Melhore a sua aparência com a rinoplastia
Enquanto o formato do seu nariz é geralmente o resultado de hereditariedade, a aparência pode ter sido alterada por lesão ou cirurgia prévia.

MINIMAMENTE INVASIVO

Preenchimentos dérmicos injetáveis são usados para aumentar lábios finos, melhorar contornos superficiais, suavizar rugas faciais, eliminar rugas e melhorar a aparência das cicatrizes.

O que é
Se você deseja restabelecer a plenitude da juventude em seu rosto, aumentar os lábios, melhorar contornos superficiais ou suavizar os vincos e rugas faciais, os preenchimentos dérmicos podem ser a resposta. Os preenchimentos dérmicos são chamados de “facelifts líquidos”, pois oferecem muitos dos benefícios de um lifting cirúrgico, sem o período de inatividade.

Embora possam ajudar com a flacidez da pele em excesso, estes preenchimentos faciais adicionam volume e apresentam resultados imediatos, a um custo menor que a cirurgia. Estes tratamentos não são permanentes, no entanto, podem ser repetidos.

Alguns preenchimentos dérmicos são usados juntamente com demais tratamentos de rejuvenescimento tal como injeção de toxina botulínica. Seu cirurgião plástico irá avaliar suas necessidades e recomendar o tratamento adequado às suas necessidades e expectativas.

A forma cosmética da toxina botulínica é uma injeção não cirúrgica que temporariamente reduz ou elimina linhas de expressão, rugas na testa, pés de galinha perto dos olhos e bandas grossas no pescoço.

O que é
Adultos estão vivendo mais do que nunca. Sentimo-nos vitais, somos ativos e queremos que nosso corpo espelhe a mente e o coração jovens. A toxina botulínica é uma das substâncias mais importantes no campo do rejuvenescimento facial. Parecida com o lifting cirúrgico, esta substância é a forma mais popular de redução de rugas faciais.

Sorrir, franzir a testa, apertar os olhos e até a mastigação, basicamente, qualquer movimento facial pode, eventualmente, levar aos sinais mais comuns de envelhecimento: rugas. As rugas fazem você parecer cansado ou até irritado quando não está. Uma das soluções mais rápidas e mais seguras para remover as rugas é a injeção de toxina botulínica.

A toxina botulínica do tipo A e do tipo B são substâncias purificadas, derivadas a partir de uma bactéria. A injeção dessa substância bloqueia os sinais nervosos musculares, enfraquecendo o músculo de modo que não se contraia, diminuindo as rugas faciais indesejadas. A toxina botulínica pode ser combinada com demais procedimentos cosméticos da pele tais como peelings químicos, preenchimentos dérmicos ou microdermoabrasão para melhorar, ainda mais, os resultados. Esta combinação de terapias pode, ainda, ajudar a prevenir a formação de novas linhas e rugas.

CIRURGIA ÍNTIMA FEMININA

A Labioplastia é a cirurgia plástica que busca corrigir deformidades ou retirar o excesso de pele dos pequenos lábios vaginais.

O que é
O crescimento dos pequenos lábios se inicia na puberdade e não tem qualquer relação com a atividade sexual ou a quantidade de partos normais da paciente. Os fatores que levam ao aumento dos pequenos lábios estão relacionados à genética, distúrbios hormonais ou uso de anabolizantes.

As mulheres que apresentam esta alteração geralmente sentem-se envergonhadas em seus relacionamentos sexuais, evitam utilizar roupas justas e biquínis e podem apresentar dificuldade e dor durante a relação sexual. Em alguns casos os pequenos lábios podem encobrir o clitóris, diminuindo a sensibilidade local.

A cirurgia de labioplastia remodela os pequenos lábios devolvendo a estética e a função genital. Pode estar associada a outros procedimentos como lipoaspiração ou enxerto de gordura da região pubiana.

Uma das queixas mais frequentes das mulheres que estão insatisfeitas com a região genital são as alterações na região pubiana.

Tratamento
Conhecida como monte de Vênus esta região deve conter uma moderada quantidade de gordura, porém, a idade, as variações de peso, gestações ou simplesmente os fatores genéticos podem levar ao acumulo de gordura ou flacidez de pele.

Os tratamentos visam devolver a paciente o aspecto jovial da região. A associação de lipoaspiração e lipoescultura a outros procedimentos para redução da flacidez de pele trazem ainda melhores resultados. Em casos específicos, onde haja perda da gordura local pode ser necessário enxerto para reestabelecer a anatomia e a estética.

A paciente recebe alta hospitalar no mesmo dia do procedimento podendo retornar as suas atividades em cerca de três dias.

OUTROS

Remoção cirúrgica de lesões cancerígenas e demais lesões da pele utilizando técnicas especializadas para preservar sua saúde e aparência.

Tratamento
O tratamento de câncer de pele, bem como qualquer forma de câncer, pode requerer cirurgia para remover os tumores.

O cirurgião plástico remove, cirurgicamente, lesões cancerígenas e demais lesões da pele utilizando técnicas especializadas para preservar sua saúde e sua aparência.


Embora nenhuma cirurgia fique sem cicatrizes, o cirurgião plástico fará o possível para tratar o câncer de pele sem mudar radicalmente sua aparência.


Para algumas pessoas, a reconstrução pode exigir mais de um procedimento para que se obtenham os melhores resultados.

A cirurgia de correção de cicatriz reduz a cicatriz de modo que fique mais uniforme com o seu tom de pele e a textura circundante.

Beleza para a vida
As cicatrizes são sinais visíveis que permanecem após uma ferida ser cicatrizada, sendo resultado inevitável de lesão ou cirurgia, e seu desenvolvimento pode ser imprevisível. A má cicatrização pode contribuir para o surgimento de cicatrizes desfavoráveis. Mesmo uma ferida que cicatriza bem pode resultar em cicatriz precária em sua aparência.

Suas opções de tratamento variam de acordo com o tipo e o grau de cicatrização e podem incluir:
• Tratamentos tópicos simples,
• Procedimentos minimamente invasivos,
• Revisão cirúrgica com técnicas avançadas de fechamento da ferida.

A cirurgia de correção de cicatriz destina-se a minimizar a cicatriz de modo que fique mais uniforme com o seu tom de pele e a textura circundante. Apesar da correção da cicatriz proporcionar resultado estético mais agradável ou melhorar uma cicatriz que tenha má cicatrização, uma cicatriz não pode ser completamente apagada.

Correção cicatricial é a cirurgia plástica realizada para melhorar a condição ou a aparência de uma cicatriz em qualquer parte do corpo. Os diferentes tipos de cicatriz incluem:

Descoloração, irregularidades da superfície e demais cicatrizes mais sutis podem ser esteticamente melhoradas por cirurgia ou demais tratamentos recomendados pelo cirurgião plástico. Estes tipos de cicatrizes não prejudicam a função ou causam desconforto físico e incluem cicatrizes de acne, bem como cicatrizes decorrentes de ferimentos leves e de incisões cirúrgicas anteriores.

Cicatrizes hipertróficas são aglomerados espessos de tecido cicatricial que se desenvolvem diretamente no local da cicatrização. Estas cicatrizes são, na maioria das vezes, altas, vermelhas e/ou desconfortáveis, e podem se tornar maiores ao longo do tempo. Elas podem ser hiperpigmentadas (de cor mais escura) ou hipopigmentadas (de cor mais clara).

Quelóides são maiores que as cicatrizes hipertróficas. Estas cicatrizes podem ser dolorosas ou com prurido e, também, podem enrugar. Elas se estendem para além das bordas de uma ferida ou incisão inicial, podendo ocorrer em qualquer parte do corpo, mas, desenvolvem-se mais comumente onde há pouco tecido subjacente de gordura, como na face, no pescoço, nas orelhas, no peito e nos ombros.

Contraturas são cicatrizes que restringem o movimento devido à junção da pele e do tecido subjacente durante a cicatrização. As contraturas ocorrem quando há uma grande quantidade de perda de tecido, por exemplo, após uma queimadura. As contraturas também podem se formar onde a ferida se junta com a articulação, restringindo o movimento dos dedos, cotovelos, joelhos e pescoço.

O tipo de cicatriz que você tem irá determinar as técnicas adequadas que o cirurgião plástico irá usar para suavizar a cicatriz.

A expansão de tecido permite ao corpo “gerar” pele extra para o uso na reconstrução em quase todas as partes do corpo.

O que é
Expansão de tecido é um procedimento relativamente simples, que permite ao corpo “gerar” pele extra para uso na reconstrução em quase todas as partes do corpo. Um balão expansor de silicone é inserido sob a pele próximo à área a ser reparada e, em seguida, gradualmente preenchido com água salina ao longo do tempo, fazendo com que a pele estique e cresça. É mais comumente utilizado para a reconstrução de mama após sua retirada, mas, também, é usado para reparar a pele danificada por defeitos congênitos, acidentes, cirurgia e em alguns procedimentos estéticos.

Quem são os melhores candidatos à expansão de tecido?
Praticamente qualquer pessoa que precise de pele adicional pode se beneficiar da expansão de tecido, desde crianças a homens e mulheres idosos.

O procedimento é muito utilizado na reconstrução da mama, quando não há pele suficiente para acomodar um implante permanente para restaurar a aparência natural da mulher. Também é uma opção para a reparação ou a substituição de áreas do couro cabeludo, em que o crescimento do cabelo faz com que seja difícil substituir tecido perdido com a pele de outras partes do corpo. A expansão de tecido geralmente produz excelentes resultados quando reconstrói algumas áreas do rosto e do pescoço, nas mãos, braços e pernas. A expansão pode ser mais difícil nas costas, tronco, ou em demais áreas onde a pele é espessa. Se a área afetada estiver severamente danificada ou com cicatrizes, a expansão provavelmente não é uma opção, pois, o primeiro requisito é que a pele esteja saudável.