Maio Roxo

Como de costume quando começa o mês venho sempre falar sobre a cor e a
conscientização do mesmo. No mês de Maio, ROXO representa a conscientização sobre as doenças inflamatórias intestinais.


Ainda pouco conhecido dos brasileiros, o quadro de Doenças Inflamatórias
Intestinais (DII) é lembrado como Maio Roxo, mês de alerta e conscientização das DII. Números divulgados em 2018 no I Congresso Brasileiro de Doenças Inflamatórias no Brasil (Grupo de estudos da Doença Inflamatória Intestinal do Brasil – GEDIIB) apontam que, no Brasil, as DII atingem 13,25 em cada 100 mil habitantes, sendo 53,83% de doença de Crohn e 46,16% de retocolite ulcerativa.


As Doenças Inflamatórias Intestinais (Doença de Crohn e a Retocolite Ulcerativa) ocorrem devido a múltiplos fatores, nem todos já esclarecidos, que vão desde determinantes genéticos, microbiota do ecossistema intestinal, hábitos de vida e alimentares até a imunorregulação da mucosa intestinal, sendo esses os principais. Jovens entre 20 e 40 anos, de ambos os sexos, são os mais atingidos pelas DII.

O Brasil começou a participar das ações em 2016 e vários municípios brasileiros fazem ações e promovem iniciativas para levar informações à população. Mas a campanha é feita todos os anos desde 2012 pela EFCCA (Federação Europeia de Colite Ulcerativa e Crohn, sigla em inglês).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?